Palestrantes

Sr. Guilherme de Paula Corrêa, M.Sc

Guilherme de Paula Correa é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Administração Pública. Com mais de 27 anos de experiência nos setores de eletrônica, tecnologia e telecomunicações, atuou 16 anos na iniciativa privada, como engenheiro de desenvolvimento de hardware e software voltado para telecomunicações. Nos últimos 11 anos tem atuado como servidor público federal no cargo de Analista de Infraestrutura, em exercício no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Trabalhou de 2014 a 2018 com a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas e a partir de 2019, até os dias atuais, com políticas públicas para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Lei de TICs (ou Lei de Informática) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS). Mais recentemente tem se dedicado aos temas de HPC (high performance computing) e IA, com foco no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI.

Gen Ex RICHARD Fernandez Nunes

O General Richard Fernandez Nunes, natural do Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória militar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 18 de fevereiro de 1978, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1984. Alcançou o posto de General em 31 de julho de 2021. Durante sua carreira, realizou diversos cursos e estágios no Exército Brasileiro, incluindo Defesa Química, Biológica e Nuclear; Comando e Estado-Maior; Adaptação à Caatinga; e Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além de concluir o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional, em Madri. É bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui um MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Como oficial-general, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em Santa Catarina, liderou o 5º contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, e foi Comandante da ECEME. Em 2018, atuou como Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro durante a Intervenção Federal. Também foi Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, Comandante Militar do Nordeste e Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Atualmente, exerce a função de Chefe do Estado-Maior do Exército. 

Profª. Telma Woerle de Lima Soares, D.Sc

Telma Woerle de Lima Soares é professora do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e da Unidade Embrapii CEIA-UFG. Foi coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do INF/UFG (PPGCC-UFG e PPGCC-UFMS-UFG) nos períodos de 2010 a 2011, 2015 a 2019 e 2019 a 2021, sendo responsável pela criação do curso de Doutorado próprio durante o segundo período. Sua atuação é voltada à área de Inteligência Artificial, com foco em otimização multiobjetivo com meta-heurísticas, aprendizado por reforço e reconhecimento de padrões. Como pesquisadora principal, teve um papel crucial em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a iniciativa privada, que contribuíram para a criação do CEIA-UFG e do Bacharelado em Inteligência Artificial. É responsável por projetos que trouxeram à UFG mais de 200 milhões de reais em parceria com empresas como Acordo Certo Intermediações de Negócios LDTA, Recovery (Grupo Itaú), Copel Distribuição S.A., iFood Restaurantes Online S.A. e Américas Health Co. Os projetos de P&D do CEIA-UFG impactam cerca de 90 milhões de pessoas no Brasil, sempre fundamentados em pesquisas acadêmicas de graduação, mestrado e doutorado. Em 2023, liderou a candidatura vitoriosa do CEIA-UFG como Centro de Competência EMBRAPII em tecnologias imersivas aplicadas a mundos virtuais. Além disso, coordenou a Olimpíada Brasileira de Robótica no estado de Goiás para alunos do ensino fundamental e médio de 2016 a 2022, e atualmente atua como voluntária.

Sr. Fernando Augusto Garcia Martins, B.Sc

Fernando Augusto Garcia Martins é CDO de Informações Estratégicas na Diretoria de Governança e Conformidade da Petrobras, com ampla experiência em liderar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras e na gestão de times de alto desempenho. Especialista em dados, foi responsável pela implantação do Sistema de Informações Gerenciais no Desempenho Empresarial, promovendo a integração entre governança e tecnologia em nuvem, com o objetivo de consolidar uma cultura data-driven. Conduziu 36 hackathons na Petrobras e é um instrutor premiado na Universidade Corporativa, tendo capacitado mais de 5.000 profissionais. Possui bacharelado em Administração, pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas com Interface Web, é MCT (Microsoft Certified Trainer) e completou o programa ManageMentor da Harvard Business School. Reconhecido sete vezes como Microsoft MVP Data Platform e três vezes como Top Voice no LinkedIn.

Prof. Helbert Costa, B.Sc

Helbert Costa é um executivo de Tecnologia e Inovação com vasta experiência em transformações tecnológicas em setores como Jogos Olímpicos, corretoras, bancos, varejo e comunicação digital. Como sócio e CTO da Monte Bravo Investimentos, lidera a diretoria de Marketing e Tecnologia e é membro do Conselho de Administração da Play9. Ele se destaca na criação de projetos inovadores em Inteligência Artificial, incluindo o desenvolvimento de LLMs proprietários e integração de IA em sistemas legados, com foco em análise de churn e otimização da receptividade dos clientes. Além de professor convidado de IA na Fundação Dom Cabral e consultor para as Forças Armadas Brasileiras, Helbert é um palestrante reconhecido e investidor em startups. Autor do best-seller "ChatGPT Explained" e eleito Melhor Gestor do Brasil em 2015, possui certificações em gerenciamento de projetos e é especialista em Blockchain, tendo liderado a criação da primeira plataforma brasileira de NFT. Ele gerencia equipes de desenvolvimento com orçamentos superiores a 1 bilhão de reais.

Prof. Marcelo Knörich Zuffo, D.Sc

Marcelo Knörich Zuffo é engenheiro eletricista, mestre e doutor em Engenharia Elétrica, além de livre-docente em Meios Eletrônicos Interativos. Desde 2006, é professor titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, onde atua no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) coordenando pesquisas em áreas como saúde digital, realidade virtual, computação de alto desempenho e visualização. Em 2001, desenvolveu a Caverna Digital, o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo do Brasil. Também é coordenador científico do Laboratório de Ensaios e Auditoria da ICP Brasil e, desde 2011, lidera o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP, incluindo o projeto Inspire, um equipamento de suporte respiratório criado para atender à demanda hospitalar durante a pandemia de COVID-19.

Prof. Gustavo Macedo, D.Sc

Gustavo Macedo é especialista em inteligência artificial, diplomacia científica e inovação, além de palestrante e consultor de empresas. É professor de Administração e Economia no INSPER e de Relações Internacionais no IBMEC, além de pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP. Consultor da ONU e da UNESCO em inteligência artificial, coordena o projeto Plataforma de Cooperação Digital em IA pela InnSciD USP. Doutor e mestre em Ciência Política pela USP, com parte dos estudos na Columbia University, formou-se em primeiro lugar em Ciências Sociais pela UNICAMP e fez intercâmbio na Universidade de Londres. Atuou como pesquisador no Escritório da ONU para a Prevenção de Genocídio e foi autor de relatórios para a Assembleia Geral da ONU. Com experiência como pesquisador visitante em instituições nos EUA, Canadá, Bélgica e Hungria, também é membro de think tanks internacionais como o Carnegie Council e Friends of Europe. Tem contribuído para a mídia nacional e internacional em temas como segurança internacional, ética, inovação e inteligência artificial, além de ser cofundador do projeto "Resistir com Arte" no Memorial da América Latina e instrutor colaborador das Forças Armadas para operações de paz.